Carrossel Infantil




Lembro de ter 10 anos, estou brincando em um carrossel, colorido, intrigante, cheio de cavalos diferentes e altivos, é tudo muito livre e divertido, cheio de altos e baixos.

Ele também é perigoso, esqueceram de dizer isso. As cores e o brilho sempre escondem perigos, eu deveria saber!

Depois de tanto brincar e me machucar, decidi pular fora enquanto ainda podia. Difícil, pois ele gira muito rápido. O baque da queda foi forte, minhas feridas ainda nem estão cicatrizadas, as vezes acho que nem me levantei direito e ainda estou lá pedindo ajuda pra alguém que passa e olha.

Sinto saudades.

Mas não tenho mais 10 anos, e agora meu estômago embola só de pensar no rodopios do carrossel, eu já tenho 63 anos.

Ainda gosto dos cavalos, mas hoje prefiro os que estão livres e vivos, e não vejo beleza naqueles que ficam presos por um ferro vertical subindo pra cima e pra baixo. São compassados, contidos, o movimento de rotação traz uma falsa impressão de liberdade.

São todas fantoches dentro daquele carrossel medonho, pobres crianças indefesas.

Janaina de Oliveira

Comentários

  1. "Roda mundo, roda gigante
    roda moinho, roda pião
    o rodou num instante
    nas voltas do meu coração."

    Belo texto, Jana. E concordo contigo: prefiro os cavalos livres e vivos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões aqui =)

Postagens mais visitadas